Início » Chicamba volta a ter água limpa

Chicamba volta a ter água limpa

Por Jorge Rungo
8 visitas
A+A-
Reset

A turbidez da água dos rios que afluem à albufeira de Chicamba baixou drasticamente em resultado da paralisação da exploração desregrada de ouro.

A situação era tão degradante que, em finais de Setembro do ano passado, o Conselho de Ministros determinou a suspensão de toda a actividade mineira nesta província.

Todavia, a nossa Reportagem visitou aquela albufeira, na tarde de ontem, e constatou que o cenário mudou para melhor, facto que é celebrado pelo Conselho dos Serviços Provinciais de Representação do Estado (CSPRE) de Manica.

É que, até Janeiro deste ano, Chicamba apresentava um nível de turvação de água que ultrapassava 170 Unidades Nefelométricas de Turbidez (NTU), cifra que indica que a água estava demasiado turva e com alta concentração de partículas suspensas.

Em condições normais, com 170 NTU, a água não devia ser consumida por seres humanos sem antes passar por um tratamento cuidadoso.

Dados em nosso poder indicam que a turbidez baixou para cerca de 15 NTU e que a fiscalização continuará a ser feita, incluindo a verificação da recuperação dos solos que foram degradados.

A tendência de recuperação das águas também resulta da retirada de alguns equipamentos, incluindo batelões, que eram usadospor algumas empresas nos leitos dos rios Revuè eChimedza, no distrito de Manica.

Artigos relacionados