Início » Celebremos o Metical com orgulho e responsabilidade

Celebremos o Metical com orgulho e responsabilidade

Por Jornal domingo
10 visitas
A+A-
Reset

O Metical assinalou, na passada terça-feira, 46 anos da sua existência, ou melhor, da sua estabilidade. Com efeito, foi a 16 de Junho de 1980 que o Estado moçambicano decidiu criar a sua própria moeda, em substituição do escudo português.

Um dos aspectos que avulta nestas celebrações está relacionado com o facto de o Metical manter-se estável face às principais moedas usadas nas transacções, nomeadamente Dólar, Euro e Rand.

Actualmente, o Banco de Moçambique, na qualidade de regulador, fixou que o Dólar pode ser comprado a 63.25 Meticais e vendido a 64.51 Meticais; o Euro, 72.54 Meticais compra e 73.99 venda; o Rand, 3. 84 compra e 3.91 venda. Note-se que o câmbio não varia desde Agosto de 2021.

Estas contas, por si, demonstram o quanto o nosso Metical tem mantido a sua robustez, não obstante persistirem os desafios da necessidade de aumentar a produção e a produtividade, de modo a garantir mais exportações e consequente entrada de divisas. Portanto, defendemos que, além de confiar nos principais produtos de exportação, designadamente gás, carvão, grafite e areias pesadas, é necessário o país identificar outros.

Por outras palavras, estamos a dizer que é preciso vender mais para fora do país, para reduzir a escassez das principais moedas usadas nas transacções comerciais. Aliás, a estabilidade do Metical permite o controlo da inflação e ajuda a conter o aumento dos preços, na medida em que restringe a elevação dos custos de importação e serve de âncora para a economia.

Permite a previsibilidade, na medida em que as empresas conseguem planejar custos e lucros com segurança, pois sabem o valor da moeda para importar ou exportar. Destacar ainda a atracção de investimentos, com a redução do risco cambial, o que atrai mais investidores estrangeiros para o país. Entretanto, há a assinalar algumas desvantagens, por exemplo, o impedimento do uso da taxa de juros livremente para estimular o crescimento económico, bem assim a necessidade de manter altas reservas internacionais para intervir no mercado e defender a taxa sempre que for necessário.

Destacar as acções desenvolvidas pelo Comité de Política Monetária do Banco Moçambique de manter a taxa MIMO em 9,25 por cento, assim como de reforçar os requisitos de reservas obrigatórias dos bancos comerciais. Leia mais…

Artigos relacionados