TEXTO DE AGNALDO JOSÉ
A implementação de novos projectos de desenvolvimento no distrito de Massingir, província de Gaza, está a abrir oportunidades de emprego para mais jovens, permitindo que participem nas obras e contribuam para o desenvolvimento local.
Ao todo, 21 trabalhadores oriundos de comunidades locais foram contratados para participar nas obras em curso, entre as quais a construção da sala de raio- -X no Centro de Saúde de Massingir, do Posto Comunitário de Saúde de Chitar e das passagens hidráulicas dos quilómetros 18 e 25 da estrada Mapa-Mucatine.
Segundo o administrador do distrito, Sérgio Costa, a contratação de mão-de-obra local constitui uma das formas de garantir que os investimentos realizados no distrito tenham também na economia das comunidades, através da criação de oportunidade de rendimento e de participação nos projectos de desenvolvimento.
“No conjunto das três empreitadas, foram já contratados 21 trabalhadores das comunidades locais, dos quais seis estão afectos à construção da sala de raio–X, incluindo duas mulheres e quatro homens; nove trabalham na obras do Posto Comunitário de Saúde de Chitar; e outros seis participam nas intervenções dos aquedutos da estrada Mapa-Mucatine, incluindo uma mulher e cinco homens”, frisou.
O dirigente manifestou satisfação com o andamento das obras, tendo destacado a qualidade da execução, o cumprimento dos prazos contratuais e a incorporação de mão-de-obra local que está a contribuir para a valorização do conteúdo local e redução de custos com logística. Com as novas infra-estruturas, espera-se melhoria na prestação de serviços de saúde e nas condições de mobilidade. Por isso, Sérgio Costa apelou aos empreiteiros para que mantenham os padrões técnicos estabelecidos e assegurem a conclusão das obras dentro dos períodos previstos.
As três empreitadas fazem parte dos investimentos para reforçar a capacidade de prestação de serviços de saúde e melhorar a mobilidade e segurança rodoviária em Massingir, aproximando serviços essenciais das comunidades, contribuindo para o desenvolvimento socioeconómico do distrito.
Além destas infra-estruturas, o Governo de Massingir e a ANAC estudam a possibilidade de criar uma rádio comunitária, como mecanismo para fortalecer a comunicação institucional e a ligação entre o Parque Nacional do Limpopo (PNL) e as comunidades residentes nas zonas circunvizinhas.


