Início » Hospital Central de Chimoio recebe 10 moto-taxistas acidentados por dia

Hospital Central de Chimoio recebe 10 moto-taxistas acidentados por dia

Por Jornal domingo
4 visitas
A+A-
Reset

TEXTO DE BERNARDO JEQUETE

Uma média de dez moto-taxistas e respectivos passageiros dá entrada, diariamente, nos Serviços de Urgência do Hospital Provincial de Chimoio (HPC) na província de Manica, em resultado de acidentes rodoviários que ocorrem nesta região do país.

Só no primeiro trimestre deste ano, o HPC atendeu a aproximadamente 1900 vítimas, entre graves e ligeiros, contra cerca de 1690 registados de igual período do ano passado, o que representa um aumento em mais de 200 casos.
Haward Camando, chefe do Banco de Socorros do HPC, explicou que a maior parte dos acidentes de viação envolvem operadores de moto-taxi, uma actividade que cresceu na cidade na província, com destaque para a cidade de Chimoio, os quais apresentam fraturas nos membros superiores e inferiores, além de ferimentos na cabeça.
Destacou que os altos índices de acidentes de viação exigem acções imediatas de reforço da prevenção, uma vez que pressionam o Banco de Socorros, numa altura em que há escassez de material médico-cirúrgico e gesso.
Aproveitou a oportunidade para apelar aos operadores de taxi-motas a pautarem por uma condução defensiva e velocidade moderada a fim de prevenir ferimentos graves em caso de sinistro.

Artigos relacionados