A companhia aérea moçambicana, Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) está a proceder à migração para uma nova e moderna plataforma tecnológica de venda e gestão de passagens, passando a usar o sistema integrado AMADEUS ALTEA.
Trata-se de um sistema que, segundo consta, proporciona múltiplas funcionalidades interligadas na prestação de serviços, desde a reserva de passagens aéreas, emissão de bilhetes, inventário, controlo de partidas que inclui o check-in, o programa de fidelização de clientes até vendas por internet.
A migração para este sistema tido como avançado e preferido por muitas companhias áreas do topo é fruto do esforço contínuo da LAM em oferecer melhorias nos serviços que presta aos seus clientes, com o objectivo de tornar agradável a experiência dos mesmos, em toda a cadeia de valor da empresa.
Conforme apurámos, dentro do quadro da mudança para o sistema AMADEUS ALTEA estão em curso, na LAM, acções de formação dos colaboradores cujas actividades serão abrangidas pela migração da plataforma tecnológica.
Em relação aos parceiros comerciais, como companhias aéreas, agências de viagens, operadores turísticos e provedores do Sistema de Distribuição Global (GDS), está assegurado que as suas actividades e o relacionamento com a LAM continuará a ser desenvolvido normalmente, beneficiando de uma melhoria qualitativa na partilha de informação sobre os serviços e produtos, sobretudo na flexibilidade e resposta em tempo real.
Segundo o Administrador Delegado da LAM, Iacumba Ali Aiuba, o uso do Sistema AMADEUS ALTEA é a concretização de um projecto que visa elevar os níveis de produtividade da empresa e a qualidade de prestação de serviço.
“Estamos a criar uma base sólida de trabalho com as tecnologias avançadas, visando aumentar a nossa eficiência e simplificar os nossos processos a todos os níveis, bem como criar condições para que os nossos clientes lidem da melhor forma com as suas necessidades de viagem”, disse.
Ainda neste quadro, Iacumba Ali sublinhou que esta plataforma é de extrema importância para a implementação dos quatro pilares do nosso Plano Estratégico 2014-2018, nomeadamente o conforto, escolha, credibilidade e conveniência, centrados no cliente
A implementação da primeira fase do projecto acontecerá em Setembro próximo, mês em que será realizada a migração dos serviços de reserva de passagens aéreas, emissão de bilhetes, inventário e uma actualização da ferramenta do Programa de Passageiro Frequente – FLAMINGO CLUB, que vai permitir aos mais de 50 mil membros gerir pessoalmente as suas milhas, com um grande benefício e exclusividade de adquirirem passagens aéreas pagando uma parte com as milhas e outra em numerário
Até Dezembro do ano em curso será implementada a segunda fase, que dará ainda mais autonomia ao cliente por permitir que faça pessoalmente a gestão da sua reserva de passagem, através de dispositivos móveis (smartphones, tablets e phablets).
A terceira fase cuja implementação acontecerá em 2016, será dedicada à operacionalização de mais serviços que visam fornecer aos clientes mais flexibilidade no acesso aos produtos da LAM e uma ampla gama de serviços de viagens associados, por exemplo, casos de reservas de hotéis, rent a car, entre outros.