A presidente da Assembleia da República, Margarida Talapa, reuniu-se, esta terça-feira, com o homólogo da Assembleia Nacional de Angola, Adão de Almeida, para concertar os últimos aspectos organizativos da 15.ª Sessão Intercalar da Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (AP-CPLP), que terá lugar entre os dias 22 e 24 de Julho corrente, em Luanda.
Durante o encontro, que decorreu por videoconferência, os dois líderes parlamentares passaram em revista o nível de preparação da sessão, cuja presidência é exercida pela Assembleia da República de Moçambique desde Julho de 2025, no âmbito da presidência rotativa da AP-CPLP.
Na ocasião, Adão de Almeida apresentou o ponto de situação dos preparativos logísticos e organizativos do encontro, informando que a participação de quase a totalidade dos parlamentos membros já se encontra confirmada, o que assegura o quórum necessário para a tomada de deliberações durante a sessão.
Sob a presidência de Moçambique, a 15ª Sessão Intercalar da AP-CPLP deverá centrar os seus debates em matérias de interesse comum para o espaço lusófono, com destaque para a implementação do Acordo de Mobilidade da CPLP, a consolidação da governação democrática, a segurança regional, a promoção dos direitos humanos e a inclusão.
Margarida Talapa felicitou a Assembleia Nacional de Angola pelo trabalho desenvolvido na preparação do encontro, manifestando a sua satisfação pelo nível de organização alcançado a poucos dias do início da sessão.
Na mesma ocasião, Talapa agradeceu, por intermédio do seu homólogo, ao Presidente da República de Angola, João Lourenço, pelo apoio prestado à Presidência moçambicana da AP-CPLP e pela disponibilidade manifestada para receber os presidentes dos parlamentos nacionais dos Estados-membros durante a realização da sessão intercalar.
A reunião serviu, igualmente, para reforçar o diálogo sobre a cooperação bilateral entre os parlamentos de Moçambique e de Angola.
Neste âmbito, Margarida Talapa e Adão de Almeida acordaram realizar um encontro bilateral na próxima semana, em Luanda, à margem da sessão da AP-CPLP, tendo mandatado as respectivas equipas técnicas para preparar a agenda e identificar os temas de interesse comum.
As relações de cooperação entre os dois parlamentos foram reforçadas em Abril de 2026, com a assinatura de um Programa de Cooperação Parlamentar para o biénio 2026-2027, instrumento que visa aprofundar a troca de experiências e fortalecer a diplomacia parlamentar entre Moçambique e Angola.



