O Presidente da República e Comandante-Chefe das Forças de Defesa e Segurança (FDS), Daniel Chapo, ordenou hoje, em Inhambane, às Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) para reforçarem a sua preparação e capacidade operacional com vista a alterar a situação de segurança em Cabo Delgado, onde grupos terroristas continuam a actuar através de pequenas células móveis.
“A situação de Cabo Delgado deve mudar”, exigiu o Chefe do Estado, quando falava nas cerimónias centrais do 25 de Setembro, Dia das FADM, que realizadas na manhã de hoje, em Inhambane.
Chapo também acrescentou que a orientação às estruturas de comando é: “fazer tudo para que as Forças Armadas estejam mais preparadas para enfrentar as ameaças do presente e do futuro”.
O Presidente da República reconheceu ainda que os terroristas reduziram as operações de grande dimensão que anteriormente lhes permitiam ocupar algumas vilas do norte de Cabo Delgado, passando a privilegiar acções de pequenas células, emboscadas, engenhos explosivos improvisados, sequestros, saque de bens e extorsão das populações.
“Os progressos alcançados em Cabo Delgado demonstram que estamos a recuperar a iniciativa estratégica”, afirmou, alertando que a natureza adaptativa da ameaça exige elevada vigilância e o aumento da capacidade combativa das forças.
7
Anterior


