TEXTO DE RAIMUNDO ZANDAMELA
A Selecção Nacional de Futebol de Praia qualificou-se ontem para a fase final do Campeonato Africano das Nações (CAN), a ter lugar este ano, no Egipto, após derrotar as Ilhas Seychelles por 2-1, na Arena da Praia da Costa do Sol, no jogo da segunda “mão” da eliminatória de apuramento à prova continental.
Dois golos de Arroz colocaram Moçambique na sua terceira participação num “Africano”, depois de tê-lo feito em 2021, ano em que o país cometeu a façanha de garantir a presença inédita no Campeonato Mundial da categoria, que se disputou na Rússia. Já em 2022, a Selecção Nacional participou na qualidade de anfitriã, prova que teve lugar em Vilankulo, Inhambane.
Moçambique transita para a fase seguinte com o agregado de 9-4, uma vez que na partida da primeira “mão”, disputada em Vitória, capital daquele país insular, os comandados de Saidate Moveia vencerem por expressivos 7-3.
Frisar que as eliminatórias determinarão as sete (7) equipas que se juntarão ao anfitrião Egipto na fase final.
Na corrida por uma vaga ao CAN participam 14 selecções nacionais, designadamente Angola, Burundi, Costa do Marfim, Gana, Guiné, Malawi, Marrocos, Mauritânia, Moçambique, Nigéria, Senegal, Seychelles, Tanzania e Uganda. Leia mais…