Inicia hoje, na cidade de Maputo, até próxima sexta-feira, a disputa da fase de qualificação para o Campeonato Africano de Voleibol de Sala Sénior em ambos os sexos, agendado para o presente ano em Marrocos.
Disputam a única vaga da final cinco países da zona VI, nomeadamente Moçambique, eSwatini, Zâmbia, Botswana e Lesotho.
Na preparação para esta prova, o seleccionador nacional fez uma pré-selecção que juntou 33 jogadores vindos de seis equipas, nomeadamente UP de Maputo, Académica, Aliança de Maputo, Águias Verdes e UP e Autoridade Tributária, ambas de Nampula. Deste conjunto 15 eram do sexo masculino e o restante feminino.
Neste momento, o seleccionador da equipa feminina, Ângelo Lourenço, tem o conjunto composto por 14 jogadoras, destas quatro são antigas, nomeadamente Reana, Malo, Neida e Juliana. Trata-se de três jogadoras da Académica e uma da UniRovuma.
Ângelo Lourenço disse que o objectivo do grupo é vencer todos os jogos por forma a garantir a primeira posição na prova.
O seleccionador nacional da equipa feminina reconhece que o conjunto terá uma missão difícil, uma vez que se apura apenas o vencedor da competição para a final de Marrocos.
“Estou satisfeito com o nível de preparação, foram três semanas de treinos, queríamos mais, mas não estamos preocupados porque as jogadoras vêm de competições nas suas equipas”,disse Ângelo Jerónimo.