Início » MÉDICA E TRICOLOGISTA: Abraçou pacientes com problemas capilares

MÉDICA E TRICOLOGISTA: Abraçou pacientes com problemas capilares

Por Jornal domingo

I ranilda Marizane tem 24 anos e formou-se em Medicina Geral pela Universidade Eduardo Mondlane. Ademais, é na Tricologia que decidiu apostar, uma área que estuda as patologias do cabelo humano. Dra. Iran, como é conhecida, dedica-se ao tratamento de irritações do couro cabeludo, bem como a promoção do crescimento capilar.

Aos 15 anos começou a cuidar pessoalmente do seu cabelo e foi percebendo que, afinal, existem cuidados específicos a ter com a cabeleira. Movida pela paixão, quando estava no primeiro ano da faculdade, em 2017, teve a ideia de abrir um canal no youtube e, posteriormente, uma conta no instagram para dar dicas de cuidados a ter com o cabelo. Daí “comecei a perceber que muita gente tinha dificuldade de cuidar e, de certa forma, eu estava ali para ajudar as pessoas”, então, no final da minha formação, fui pesquisando mais sobre Medicina Capilar, Tricologia, e percebi que era possível ser médica e cuidar de saúde capilar”.

Após ser abordada por pessoas que passaram por quimioterapia, “acabei vendo que poderia abraçar esses pacientes com quebra capilar”. Surgiu então a vontade de fazer pós-graduação em Tricologia, e fez, no Brasil, à distância. Segundo ela, aprendeu muito sobre cabelo e percebeu tratar-se de uma questão muito além da estética, que (também) é saúde.

DESAFIOS

No período da pandemia da Covid-19, antes de concluir a formação académica, a Dra. Iran fazia consultas online. Entretanto, passada a era pandémica, pela necessidade de credibilizar o seu trabalho, ver e avaliar seus pacientes, fez parceria com um salão de cabelo crespo, onde “eu tinha o meu cantinho em que fazia as minhas consultas presenciais”. Leia mais…

Você pode também gostar de: