- Direcção Nacional de Desenvolvimento Pecuário fala de níveis preocupantes
O registo de mortes de gado bovino no distrito de Moamba, província de Maputo, devido a uma doença designada teleriose, fez soar alarmes nos criadores. Números avançados por estes não deixa dúvidas. Afirmam que nos últimos dois anos podem ter morrido mais de mil cabeças no distrito, sendo que 50 criadores da vila-sede perderam mais de 300 bois no ano passado. Pelo menos 25 ficaram sem um animal para contar história.
No presente ano, até ao momento, estima-se a perda de cerca de 200 cabeças naquele distrito.
Dados colhidos pela nossa Reportagem indicam um certo desconhecimento dos produtores da causa das mortes. Alguns acreditam na existência de uma peste, que pode ter sido trazida por búfalos que circulam nas áreas de conservação locais.
Entretanto, em contacto com a Direcção Nacional de Desenvolvimento Pecuário, a nossa Reportagem soube da existência da teleriose no país, que, conforme foi avançado, está a trazer inúmeros prejuízos na província de Maputo, bem como em alguns distritos de Gaza e Inhambane.
Com efeito, em alguns povoados de Moamba, onde domingo escalou, os criadores estão desesperados, pois a cada dia registam perdas devido ao que localmente é apelidado por “covid dos bois”. Leia mais…