Início » Cumplicidade artística das gémeas Guambe

Cumplicidade artística das gémeas Guambe

Por Idnórcio Muchanga

Nelsa e Nelly Guambe. São duas irmãs gémeas. Nascidas no ido ano de 1987, em Chiqueque, em Inhambane. Lograram escalar a capital moçambicana, Maputo, em busca de outro viver.

Quando crianças costumavam vestir roupa igual, das meias ao vestido. Mas ao crescer, foram pedindo aos pais para comprarem a mesma roupa mas de cores diferentes. Agora, definitivamente usam roupa diferente. Quando têm o mesmo cabelo é difícil distinguir quem é Nelly… quem é Nelsa.

As suas formações e aprendizagens da vida foram feitas entre Moçambique, Alemanha e África do Sul. Depois de cruzarem o mundo, decidiram retornar à casa e, em 2011, abraçaram um projecto denominado “Mima-te Maputo”.

Mima-te Maputo é um projecto que consiste em retratar a roupa. Isto é, compramos roupa da segunda mão, chamada xicalamidade, e transformamos, dando outra vida, mantendo o traço vintage. Criamos um outro fashion diferente e vimos nisso oportunidade para negócio”, explicam Nelly e Nelsa.

Em reconhecimento à criatividade, em 2016 estiveram na Alemanha, onde fizeram um fashion show numa conferência relacionada ao algodão. “Alemanha foi uma sessão de glamour que consistia em devolver à Europa a roupa que eles mandam para África. Mas uma devolução com outros parâmetros. Fomos muito aclamadas pela media local que reconheceu a nossa criatividade”, explicam as gémeas cúmplices na arte de criar.

Texto de Frederico Jamisse
frederico.jamisse@snoticicas.co.mz

 

Você pode também gostar de: