O Banco de Moçambique (BM) tornou público que a dívida pública interna, excluindo os contratos de mútuo e de locação e as responsabilidades em mora, situa-se em 493,1 mil milhões de meticais, o que representa um aumento de 18,5 mil milhões em relação a Dezembro de 2025, e uma fonte de aumento da liquidez bancária.
Igualmente, referiu que o endividamento público e os atrasos da dívida interna e externa mantêm-se elevados, afectando o normal funcionamento do mercado financeiro e a liquidez bancária no país e sublinhou que persistem atrasos no pagamento da dívida pública interna e externa, incluindo com as instituições financeiras nacionais e os credores multilaterais.
Como consequência disso, o Comité de Política Monetária (CPMO) do BM refere que regista-se uma fraca apetência por títulos públicos, rigidez das taxas de juro do mercado monetário interbancário, a avaliação do risco do país, entre outros impactos.



