DOMINGOS NHAÚLE e FOTOS DE JANUÁRIO MAGAIA
“Makoroko – to, Dambuzdo Mnangagwa ” (muitas bênçãos e felicidades, Dambuzdo Mnangagwa) foi a frase que mais se ouviu no Estádio de Rufaro, na cidade de Harare, capital do Zimbabwe, na segunda-feira, dia escolhido para a investidura do recém-eleito Presidente para o mandato 2023-2028, na sequência das eleições decorridas nos dias 23 e 24 de Agosto.
Emmerson Mnangagwa, vencedor das eleições com 52,6 por cento de votos, contra 44 do seu adversário político, Nelson Chamisa, chegou pontualmente às 11h00 acompanhado da sua esposa.
Antigos dirigentes do partido ZANU-PF e a viúva de Robert Mugabe, Grace Mugabe, juntaram-se aos mais de 80 mil zimbabweanos que participaram naquela grande festa. A mesma contou também com a presença de estadistas de países irmãos, com particular destaque para Filipe Nyusi, de Moçambique; Cyril Ramaphosa, da África do Sul, e Félix Tshisekedi, da República Democrática do Congo (RDC).
À margem da cerimónia, Filipe Nyusi afirmou que, com o clima de estabilidade prevalecente no Zimbabwe, estão criadas as condições para se prosseguir com os programas de governação e melhorar a vida dos zimbabweanos. Leia mais…