Início » DIA DA VITÓRIA: Chapo desafia jovens a trocar violência pelo conhecimento

DIA DA VITÓRIA: Chapo desafia jovens a trocar violência pelo conhecimento

Por Jornal domingo
1 visitas
A+A-
Reset

O Presidente da República, Daniel Chapo, desafia os jovens moçambicanos a assumirem a liderança da transformação económica do país através do conhecimento, da ciência, da tecnologia, da produção e do empreendedorismo.
Falando hoje no âmbito das celebrações do Dia da Vitória, Chapo comparou os desafios da actual juventude aos enfrentados pela geração que participou na luta de libertação nacional, sublinhando que os jovens de hoje têm uma missão diferente.
Segundo o Presidente, enquanto a geração da luta de libertação pegou em armas para conquistar a independência, a actual geração deve combater pelo desenvolvimento e pela prosperidade, sem recorrer à violência, manipulação ou discursos de ódio.
“A vossa luta, jovens, deve ser de conhecimento, luta de ciência, de tecnologia, de produção e de empreendedorismo para a transformação económica deste nosso Moçambique”, afirmou.
Chapo lembrou que, à altura da independência, o país enfrentava enormes défices nas áreas da educação, saúde e energia, destacando a expansão registada nestes sectores ao longo dos anos.
O Presidente defendeu que cabe agora aos jovens dar continuidade a esse processo e conquistar a independência económica, tornando-se protagonistas da produção de riqueza e do desenvolvimento nacional.
“Não esperavam que alguém construísse o futuro por eles. Eles próprios decidiram construir este futuro”, disse, referindo-se aos jovens que participaram na luta de libertação.
Chapo apelou, por isso, à juventude para que não permita que seja arrastada para a violência e para a destruição do país, defendendo uma nova agenda assente na formação, inovação, trabalho e empreendedorismo.

Artigos relacionados