Início » PROVÍNCIA DE MAPUTO: Secretário de Estado quer pesca responsável

PROVÍNCIA DE MAPUTO: Secretário de Estado quer pesca responsável

Por Jornal domingo
17 visitas
A+A-
Reset

O Secretário de Estado na província de Maputo, Henriques Bongece, apelou a população a conservar as águas marinhas e seus ecossistemas, através da pesca responsável e sustentável, evitando a sobrepesca, utilizando métodos selectivos e engajando as comunidades pesqueiras na gestão dos recursos marinhos bem como a evitarem a proliferação de plásticos nos mares e oceanos.

O dirigente falava esta segunda-feira, na Matola, nas cerimónias do Dia Mundial dos Oceanos, que este ano comemora-se sob o lema “Reimaginar: além do mundo que conhecemos, uma nova relação com o nosso oceano”.

A província de Maputo apresenta uma extensão costeira de aproximadamente 211 quilómetros, abrigando uma comunidade activa de mais de 13 mil pescadores, 33 associações de pesca.

Conta com um total de 22 Conselhos Comunitários de Pesca (CCPs), dos quais sete foram revitalizados e dois encontram-se em processo.

“Estar aqui diante de jovens estudantes que escolheram o Mar como vocação, dá nos a certeza de que o futuro da costa e da nossa economia estão em boas mãos”, referiu Henriques Bongece.

Artigos relacionados