No primeiro dia do presente ano, Aurélio Macocone Mondlane completou o seu centésimo aniversário de vida. Ao longo destes anos, testemunhou o nascimento de 22 netos, 49 bisnetos e cinco trisnetos. Fórmula secreta para tamanha longevidade? Diz que não existe. É apenas obra de Deus e fruto da serenidade que se ganha com o tempo, defende.
Naquele princípio de tarde, o dia estava cinzento. Minutos atrás pingos de chuva ameaçavam adiar o encontro. Mas tudo conspirou a favor e lá estávamos para conversar com o centenário Mondlane. Com auxílio de um andarilho e sob cuidado de sua filha Judite Mondlane, sai dos seus aposentos para nos receber.
Está devidamente agasalhado para enfrentar a temperatura baixa que se faz sentir. Veste um facto azul e um goro de Inverno, que deixa à mostra apenas a face.
Aurélio Mondlane faz parte dos cinco por cento que representam a população idosa moçambicana.
Apesar da idade, conserva uma memória de causar inveja. Ao longo da conversa que se desenrola no quintal da residência da sua filha, para onde passou a viver desde que lhe foi diagnosticado problemas no coração, Mondlane faz questão de mencionar a data de quase todos os acontecimentos que partilha. Leia mais…
567
Artigo anterior