Como se não bastasse o incómodo e a irritação durante a TPM (Tensão Pré-Menstrual), algumas mulheres sofrem com cólicas durante o ciclo menstrual. Nesse período, podem ocorrer dores pélvicas.
A cólica menstrual é uma dor aguda que vai e volta. A dor é causada pela produção de prostaglandina, um hormônio responsável pela contracção do útero nessa fase. Em algumas mulheres esse processo de contracção é mais intenso e o fluxo menstrual maior e pode estar associada a outros sintomas como náuseas, vômitos e dor de cabeça. Se a dor for muito forte ou persistir após o final da menstruação, aconselha-se a procurar o médico, de forma que as causas sejam investigadas.
Dicas para minimizar as dores
1. Descanse
Durante o período de menstruação, é natural sentir-se cansada e sem ânimo. E com dor fica ainda mais difícil ir trabalhar ou se divertir. A recomendação é relaxar e descansar. Procure deitar com a barriga para baixo, apoiada em um travesseiro, comprimindo-a. Isso já ameniza as dores e pode garantir uma boa noite de sono nos dias de cólica menstrual.
2. Faça exercícios físicos
Aposte em actividades como alongamento, ioga, caminhada ou andar de bicicleta. Feitos de forma regular e moderada, os exercícios liberam endorfina que tem a capacidade de diminuir a dor.
3. Abuse de alimentos certos
Na lista, estão: soja, banana, beterraba, aveia, tofu, couve, abobrinha, salmão, atum e castanha-do-pará. Eles servem como relaxantes musculares e têm poder anti-inflamatório natural.
4. Esqueça os alimentos gordurosos
Evite comer frituras, hambúrgueres ou alimentos ricos em gorduras, pois aumentam a produção de hormônios que causam contracção no útero. Evite alimentos embutidos e bebidas com cafeína, por exemplo, café, chá preto e refrigerante.
5. Fuja do estresse
Situações estressantes podem deixar a mulher mais irritada e sem paciência, aumentando a intensidade da dor. Por isso, procure ficar relaxada.
6. Chás são aliados
Beba chá de canela, pois a canela age como analgésico amenizando a cólica. Além dele, os chás de hortelã e erva cidreira com propriedades calmantes também contribuem para o bem-estar.
7. Use bolsa de água quente
A bolsa de água quente pode ser uma forte aliada. O calor emitido estimula a irrigação, relaxando a musculatura e amenizando o impacto das contracções do útero.
8. Aposte em massagens
Movimentos suaves no abdômen e nos pés podem amenizar a cólica. Alivia a tensão muscular, melhora a circulação sanguínea e, consequentemente, diminui a dor. Comprimir essa região também pode ser uma forma de massagem.
9. Acupuntura
As agulhas aplicadas em pontos estratégicos, entre eles, a região abdominal e lombar, podem auxiliar na liberação de endorfina e reduzir o incómodo causado pela dor abdominal.
10. Quando optar pelos medicamentos
Pode parecer um sintoma simples, mas só um médico pode recomendar o melhor medicamento para diminuir a cólica menstrual. Algumas mulheres recorrem ao analgésico, mas por ser uma inflamação que provoca contracções no útero, os anti-inflamatórios e antiespasmódicos são mais indicados para combater a cólica menstrual. A mulher deve ser avaliada periodicamente pelo seu ginecologista para descartar doenças graves que se podem manifestar com dores do tipo cólica.
Fonte: incrivel.club/inspiracao-mulher