Mais de setenta e duas mil pessoas vão este ano frequentar as aulas de Alfabetização e Educação de Adultos na província de Inhambane.
Para materialização do plano foram criadas na provincia duzentas e trinta unidades que congregam 1 468 centros de Alfabetização e Educação de Adultos.
Para assegurar o processo de leccionação neste subsistema de ensino, estão disponíveis em Inhambane mil, quinhentos quarenta e quatro alfabetizadores.
Os alfabetizandos são na sua maioria mulheres.
Mesmo com as campanhas de sensibilização em curso nos diversos distritos da província, os homens continuam a não dar importância as aulas de alfebetização e educação de adultos, um subsistema de ensino introduzido pelo Governo na perspectiva de reduzir a taxa de analfabetismo.
De acordo com o chefe de Planificação na Direcção Provincial de Educação prossegue o trabalho de mobilização dos homens para aderirem a alfabetização e educação de adultos como forma de melhorar os seus negócios e não só.
Teixeira Chamusso indicou que os dessiminadores da informação sobre a pertinência da escolarização dos homens é divulgada de diferentes formas sendo as lideranças de base os principais veiculadores tendo em conta a sua influência
“Por causa da renitência dos homens, tem sido difícil alcançar as metas de novos ingressos na Alfabetização e Educação de Adultos”, sublinhou Teixeira Chamusso,acrescentando:
“O desafio é ver todas as pessoas letradas dai as estratégias que estamos a desenhar por forma a escolarizar da a população”
As aulas atinentes à Alfabetização e Educação de Adultos arrancam a 15 de Março próximo.
Aminosse Moisés