O uso de fones de ouvido, seja para relaxar, estudar, por diversão ou para ter privacidade, está cada vez mais frequente no quotidiano das pessoas. No entanto, é preciso considerar que essa comodidade pode prejudicar a saúde.
Um dado da Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que usar fones de ouvidos por mais de 90 minutos por dia pode aumentar a chance de zumbido ou perda da audição em um período de até cinco anos, isso, se for utilizado o volume de médio a alto.Caso o volume esteja no máximo, esta estimativa pode aumentar em 70%.
Factores que aceleram os danos
–O excesso no uso;
–O volume elevado por muito tempo; e
–A vizinhança com o canal auditivo.
Lembre-se, entretanto, que actualmente os fones dos aparelhos electrónicos, como os de MP3 e celulares chegam entre 100 ou 110 decibéis, quando o ideal é no máximo 80 decibéis. Saiba que quanto menor o volume do fone, maior será a chance de ter uma audição cada vez mais saudável, dizem os especialistas.Deixa sempre numa média de 60%. Apesar de alto, este é o nível menos prejudicial para a saúde dos ouvidos. O tempo de uso também é importante. Nesses casos, devem ser utilizados em no máximo quatro horas por dia, não mais que isso.
Entretanto, preste igualmente atenção aos tipos de fones disponíveis: os intra-auriculares e os extra-auriculares. Quanto menos invasivo menos prejudicial é o acessório. Os fones que são colocados dentro do ouvido são mais propensos a causar danos à saúde. O ideal mesmo é utilizar aqueles que são colocados por fora e que não estão em contacto directo com o canal auditivo. Os especialistas orientam os utilizadores a prestarem atenção aos zumbidos ou diminuição da audição. Quem já sente algum desses sintomas deve procurar um médico o quanto antes e deixar os fones de ouvido de lado.
Orientam, ainda, os utilizadores a prestarem atenção aos zumbidos ou diminuição da audição. Quem já tem algum desses sintomas deve procurar um médico o quanto antes e deixar os fones de ouvido de lado.
Fonte: SES