Para deixar o pano do chão bem longe dos micróbios, o segredo é tomar o cuidado de colocá-lo estendido ao ar livre logo depois do uso! Aquela mania que muita gente tem de deixar tudo embolado dentro do balde precisa ser evitada, já que a superfície quente e húmida é um cenário favorável para a proliferação desses microorganismos.
Outro erro muito comum na hora de higienizar o pano de chão é colocá-lo directamente em uma máquina de lavar – e pior ainda: com água sanitária, o que só vai fazer o tecido se desgastar mais rapidamente. O certo é fazer a lavagem manualmente, esfregando bem com com sabão ou detergente, para evitar o estrago.
Se os panos estiverem muito sujos ou manchados, o truque é colocar de molho! Prepare um recipiente com água e sabão (nada de água sanitária, não se esqueça!) e deixe todos ali por uma ou duas horas, aproximadamente, antes de fazer a lavagem definitiva. Depois, é só esfregar bastante e pronto: a pior parte já vai ter saído e você certamente terá menos trabalho.
Fonte: Casa Prática Qualitá