Início » Saúde aprimora ambiente hospitalar contra infecções

Saúde aprimora ambiente hospitalar contra infecções

Por Idnórcio Muchanga

Garantir a segurança dos pacientes desde a sua entrada até à saída das unidades sanitárias constitui o lema da medicina a nível internacional, e Moçambique não se quer pôr de lado. Nestes termos, já se repensa em todo o sistema que concorre para a melhoria da qualidade de infra-estruturas, equipamento, atendimento e até nos cuidados a ter com questões do ambiente intra-hospitalar.

A V Sessão de Jornadas Científicas realizadas semana finda em Maputo, sob o lema “a Segurança do paciente no ambiente Hospitalar”, mostraram esta realidade. Actualmente, a inovação em Saúde já não diz respeito somente ao uso de tecnologias de ponta e nem de procedimentos clínicos mais recentes, mas sim de como se observa, se organiza e se gerenciam os cuidados de saúde.

Para Sandra Mavale, directora científica e pedagógica do Hospital Central de Maputo, a segurança do paciente dentro da unidade sanitária constitui uma das principais prioridades do Sistema Nacional de Saúde, pois, segundo as suas palavras, a sua implementação poderá ajudar a salvar milhares de vidas. “Não basta preocuparmo-nos apenas com os diagnósticos. É preciso também olhar para as condições que as nossas unidades sanitárias têm para receber, acomodar e acompanhar este paciente”, afirmou a pesquisadora, ao apresentar o tema “O papel da pesquisa científica na melhoria da prestação de serviços e de segurança do paciente”. Leia mais…

Texto de Luísa Jorge

luisa.jorge@snoticicas.co.mz

Você pode também gostar de: