A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) anunciou há dias que reduziu em 23 por cento o número de pessoas com fome no território moçambicano.
Moçambique faz parte de oito países do continente que conseguiram atingir a meta dos Objectivos do Desenvolvimento do Milénio de reduzir para a metade a proporção de pessoas subnutridas.
A redução da fome em Moçambique tem a ver com o aumento da produção e produtividade agrári e, a melhoria da cadeia de valor.
O Ministro da Agricultura e Segurança Alimentar, José Pacheco, disse que a redução da fome tem a ver ainda com a diversificação da produção e certamente com a adopção de tecnologias que permitem aumentar a produção e produtividade.
Para José Pacheco as infra-estruturas jogaram papel muito importante neste processo, visto que permitiram o escoamento dos produtos para vários centros de consumo.
Mesmo assim, o Ministro da Agricultura referiu que o Governo não vai ficar acomodado com os resultados que foram divulgados recentemente pelo FAO, porque, frisou, o objectivo é acabar com a fome.
Para o efeito, garantiu que o seu pelouro vai a trabalhar de forma a aumentar a produção e a produtividade, promovendo, igualmente, acções de educação nutricional.
Segundo o governante, neste quinquénio o Governo vai fazer intervenções práticas de educação através de feiras e demonstração da utilização de vários produtos alimentares.
Nesse quadro podemos garantir que a fome tem os dias contados no país.Hoje o nosso desafio começa a não ser a falta de comida. Passa a ser as pessoas consumirem aquilo que produzem, referiu.