Início » Recrutados mais de dois mil técnicos de saúde

Recrutados mais de dois mil técnicos de saúde

Por admin

Dois mil novos profissionais de saúde, incluindo médicos e pessoal de saúde materna infantil, foram este ano admitidos no Aparelho do Estado .No mesmo período, o Governo adquiriu 90 novas ambulâncias para todas as províncias do país.

Deste modo, foi possível atingir, no ano em curso, 69% da cobertura de partos institucionais, consolidando-se as bases para a redução das mortes maternas por complicações associadas ao parto não assistido por técnicos de saúde.

Para o próximo ano, o Governo vai contratar 3 mil novos profissionais de saúde, dos quais 280 médicos e 2.300 técnicos médios, com destaque para cerca de 1.100 técnicos de enfermagem geral e de saúde materna e infantil.

O Executivo perspectiva igualmente a expansão da cobertura do Tratamento Antiretroviral Pediátrico para 105 mil crianças.

O conjunto de intervenções previstas no sector da saúde resultará no aumento da cobertura dos partos institucionais que atingirá a cifra de 73%, e no aumento do número de crianças completamente vacinadas, cuja taxa de cobertura atingirá 88%, ao nível nacional.

INFRA-ESTRUTURAS

Vários hospitais serão construídos e/ou reabilitados no próximo , destacando-se a conclusão da construção do Hospital Central de Quelimane, na Zambézia, e dos Hospitais Distritais de Cuamba, no Niassa; Montepuez, Mocímboa da Praia e Macomia, em Cabo Delgado; Pebane e Mopeia, na Zambézia; Machaze, em Manica; Fíngoè, em Tete; e Macia, em Gaza, o que irá melhorar o acesso a serviços de saúde de maior qualidade em cada distrito, cidade ou província abrangida.

O Governo irá prosseguir com a construção dos Hospitais Distritais de Massinga, em Inhambane; Guro, em Manica, e Ilha de Moçambique, na Província de Nampula.

Por outro lado, iniciará a construção do Hospital Geral de Nampula; do Hospital Provincial de Inhambane; dos Hospitais Distritais de Manhiça, em Maputo; Chitima, em Tete; e Gilé, na Zambézia; e de 21 Centros de Saúde do Tipo II, nas províncias de Niassa, Cabo Delgado e Nampula.

 

 

 

 

Você pode também gostar de: