Duzentos moradores da vila de Moatize, na província de Tete, integram o primeiro curso profissionalizante de empregados domésticos e de hotelaria que iniciou recentemente na cidade de Tete com o financiamento da mineradora brasileira Vale.
A lista de participantes inclui moradores do Bairro 25 de Setembro, para onde foram transferidas as famílias provenientes da concessão em que actualmente a Vale procede à extracção do carvão mineral.
Com a duração prevista de 6 semanas, as aulas serão ministradas por uma pequena empresa local, vocacionada à formação técnico-profissional. Duas unidades hoteleiras da região são parceiras desta iniciativa e não só disponibilizarão as suas instalações, mas também o seu pessoal a título gratuito com vista a propiciar aos cursandos um ambiente de formação equiparável às condições de trabalho da futura realidade profissional.
Altiberto Brandão, Director de Operações da Vale, afirmou que com esta iniciativa fica provado que toda a gente pode ter sucesso e aproveitar as oportunidades geradas pela presença na região de um empreendimento como o da mineradora brasileira.
“Esperamos também que esta realização sirva de exemplo a outras organizações por mostrar que podemos encontrar em todas as pessoas a responsabilidade, a vontade de superação e a capacidade de aprender”, sublinhou Altiberto Brandão.
Elsa da Barca, administradora do Distrito de Moatize, referiu a propósito que “no actual contexto, marcado pela crescente presença de investimentos nacionais e estrangeiros na província de Tete, impõe-se a elevação dos padrões de qualidade a todos os níveis”.
Discursando por ocasião da cerimónia de abertura do evento, Elsa da Barca sublinhou ainda que se deve investir na formação profissional das pessoas para se alcançar serviços de qualidade superior e se acompanhar o crescimento económico da província.
Durante a formação, os instruendos serão capacitados nas áreas de saúde, higiene e segurança, limpeza e arrumação de domicílios; dieta e confecção de alimentos; assistência a idosos e a menores; técnicas de jardinagem bem como ética e deontologia profissional.