O Governo projecta para próximo ano acima de 45 mil novas ligações domiciliárias visando abastecimento de água para a população.
Durante igual período serão expandidos 28 sistemas de abastecimento de água nas cidades e vilas, o que permitirá canalizar água a 270 mil novos consumidores nas zonas urbanas.
Estima-se que próximo ano 261 mil pessoas residentes nas zonas rurais passarão a ter acesso ao precioso líquido como resultado da construção de 1.723 fontes dispersas de água potável.
Ainda na componente de abastecimento de Água e Saneamento, o Governo prosseguirá com trabalhos de expansão da rede de distribuição de água nas zonas urbanas numa extensão de 221 quilómetros, abrangendo as cidades e municípios de Maputo, Quelimane, Nacala e Cuamba.
Outras intervenções essenciais na Prioridade de Desenvolvimento Humano e Social programadas para 2016 incluem: a ligação de 100 mil novos consumidores de energia eléctrica, em todo o país, a partir da Rede Nacional; a demarcação e infra-estruturação de 5 mil talhões para habitação e início da construção de um total de 1.440 casas nas províncias de Maputo, Sofala, Manica, Tete, Zambézia e Cabo Delgado.