Início » O que é trombose?

O que é trombose?

Por admin

O acidente vascular cerebral ou acidente vascular encefálico é caracterizado pela perda rápida de função neurológica, decorrente do entupimento (isquemia) ou rompimento (hemorragia) de vasos sanguíneos cerebrais.

 Caracteriza-se por ser doença de início súbito na qual o paciente pode apresentar paralisação ou dificuldade de movimentação dos membros de um mesmo lado do corpo, dificuldade na fala ou articulação das palavras e déficit visual súbito de uma parte do campo visual. Esta doença pode ainda evoluir com coma e outros sinais.

Existem dois tipos de Acidente Vascular Cerebral. O isquémico, de maior ocorrência no mundo, é caracterizado pela falta de fluxo sanguíneo cerebral devido ao entupimento de um vaso sanguíneo.

Nos primeiros momentos da ocorrência do AVC isquêmico não se regista a morte do tecido cerebral. Mas a falta de suprimento sanguíneo provoca a rápida degeneração do tecido cerebral, um tecido metabolicamente muito activo e que demanda muito oxigênio e glicose para manter seus neurónios vivos.

O Ataque Isquémico Transitório (AIT) pode ser considerado um tipo de AVC isquémico. Caracteriza-se pelo entupimento passageiro que não chega a constituir uma lesão neurológica definitiva e não deixa sequela. Ou seja, é um episódio súbito de deficit sanguíneo em uma região do cérebro com manifestações neurológicas que se revertem em minutos ou em até 24 horas sem deixar sequelas (se deixar sequelas por mais de 24 horas, passa a se chamar acidente isquémico vascular por definição).

Este constitui um fator de risco muito importante, visto que uma elevada percentagem dos pacientes com AIT apresentam um AVC nos dias subsequentes.

“O indivíduo que tem uma AIT não possui nenhuma sequela de AVC. Após a ocorrência da AIT ele deve tomar uma aspirina e recorrer  imediatamenteao hospital e ser tratado com muita intensidade para que não venha a ter uma AVC”,sugere o médico Albertino Damasceno.

O AVC hemorrágico, caracteriza-se pelo rompimento de uma artéria que provoca hemorragia intracraniana. O processo de recuperação de pessoas com esta patologia pode ser longo, dependendo das características do próprio AVC, da região afectada, da rapidez de atuação para minimizar os riscos e do apoio que o doente tiver. O sistema nervoso central todo pode ser acometido por esta doença, o que inclui, além do cérebro, o tronco encefálico, o cerebelo e até a medula espinhal.

Se um indivíduo deixa de movimentar o braço direito ou a perna direita é porque do lado esquerdo houve uma artéria qualquer que ou entupiu, ou  teve hemorragia e a zona que comandava os movimentos morreu. 

Você pode também gostar de: