Início » Maputo acolhe seminário sobre cancro

Maputo acolhe seminário sobre cancro

Por admin

Moçambique acolhe, de 21 a 23 de Julho, um seminário internacional que vai debater questões relacionadas com os diferentes tipos de cancro que afectam parte significativa de doentes em

 África, com incidência para o cancro da próstata. Este será o sétimo seminário a realizar-se no continente e o primeiro a ter lugar em Moçambique.     

O facto foi revelado pela Primeira-Dama da República, Maria da Luz Guebuza, em Xai-Xai, província de Gaza, no quadro da visita que efectuou àquele ponto do país. E porque o cancro da próstata ainda não é comum no conjunto das doenças que afectam os nossos concidadãos, o Gabinete da Primeira Dama em coordenação com o sector da Saúde, tem desencadeado uma série de palestras públicas visando divulgar as manifestações da doença e respectiva prevenção, “para alertar aos moçambicanos sobre a característica da doença, já que afecta com frequência muitos moçambicanos nos últimos tempos”, disse Maria da Luz Guebuza.

Informações avançadas referem que estas palestras serão replicadas nos centros de formação de professores, escolas e outros locais alternativos para que os moçambicanos se previnam da doença. Apesar de o MISAU não ter uma estratégia imediata para a superar o cancro da próstata, segundo da Luz Guebuza, este sector está a trabalhar com base em recursos disponíveis para que, a partir do próximo ano, haja condições técnicas mínimas para a assistência aos pacientes.

Em relação ao cancro do colo uterino, outra grande preocupação que aflige as autoridades nacionais de Saúde, soubemos que cerca de 27 mil pessoas morrem no mundo, das quais 85 por cento se registam em países em vias de desenvolvimento, incluindo o nosso. 

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana