Nascido a 21 de Março de 1988, às 9.00 horas, no Hospital Rural de Chicuque, na cidade da Maxixe, o jovem Hugo Firmino é filho de um pai nascido em Morrumbene e mãe natural de Homoine. Por isso, ele afirma orgulhoso: “Sou um verdadeiro manhambana”.
Ele é jornalista e trabalha actualmente na Televisão de Moçambique, estando afecto à delegação da província de Inhambane. Tem formação média em Jornalismo e, neste momento, está fazer a licenciatura em Direito.
“Sou jornalista, meu trabalho é na rua, eu sou da rua. Gosto do que faço, aliás, tenho dito que eu não trabalho, eu me divirto e pagam-me para isso. Digo que me divirto porque faço jornalismo por paixão”.
A entrada de Hugo para o mundo do jornalismo ocorreu nos primórdios da década 2000. “Em 2003, quando estava na escola secundária, houve um projecto que financiou um programa denominado A VOZ DO ESTUDANTE que consistia em buscar e tratar informação do ambiente escolar e divulgar numa rádio. Depois disso, liderei uma equipa que produzia o programa MAMA BIZ, depois passei pela Rádio Moçambique como locutor de um programa, até que em 2013 entrei na STV como jornalista. Apesar de o jornalismo ser um sonho, nunca passou pela minha cabeça fazer televisão, isso foi um mero acaso”.
Texto de Frederico Jamisse