O Presidente da associação Provincial dos Transportadores Rodoviários de Gaza, Amade Jala, disse, tal como na greve de sábado, está agremiação não foi avisada pelos seus associados sobre a paralisação das actividades. Porém, disse que a situação está controlada e os transportadores voltaram a funcionar normalmente.
“Fomos surpreendidos nas primeiras horas com a falta de transporte. Como instituição chamamos a todos os associados para o diálogo e colhemos as sensibilidades para o encontro que vamos ter com o comando provincial para a resolução deste conflito”, disse.
Para o Vereador dos Transportes e Trânsito, Benaias Cofe, há falta de clareza nas exigências dos trabalhadores, visto que, neste momento, não existem postos de controlo da Polícia de Trânsito e da Polícia Municipal na autarquia de Xai-Xai ou nas proximidades.
“Eles alegam que a polícia arranja motivos para lhes extorquir. Mas, o que notamos é que está paralisação de transporte está associada às manifestações que se registaram nos últimos meses no país.
Segundo ele, a presença da polícia no Posto da Pontinha despoletou um problema que o Governo não sabia, que é a existência de chapeiros que exercem a actividade sem carta de condução. “Então a polícia está a combater isso”, sublinhou, acrescentando que as preocupações dos transportadores serão respondidas.