TEXTO DE CARLOS TEMBE
Os partidos políticos que movimentaram as suas “máquinas” ao longo dos primeiros oito dias de campanha eleitoral, a nível da província do Niassa, nomeadamente Frelimo, Renamo, PODEMOS e Movimento Democrático de Moçambique (MDM), pedem voto ao eleitorado com promessas de emprego e melhorias na prestação de serviços sociais e emprego.
A cabeça-de-lista da Frelimo, Judite Massengele, calcorreou ao longo da primeira semana de campanha os distritos de Majune, Mavago, Muembe, Lago e ontem Chimbunila, para pedir voto ao eleitorado em troca de postos de trabalho para a juventude que sofre esse flagelo.
“Votem massivamente no partido Frelimo e no seu candidato presidencial, Daniel Chapo, pois será suficiente para a manutenção no cargo da vossa governadora que vai pautar por uma governação inclusiva, focada na expansão da rede de infra-estruturas de abastecimento de água, serviços de saúde com a disponibilidade de medicamentos, electricidade, vias de acesso para facilitar a comercialização de excedentes agrícolas”, disse.
Acrescentou atrair investidores nacionais e estrangeiros para implantar indústrias para transformação de recursos minerais, unidades de pesca, de agricultura comercial, complexos turísticos, entre outros, faz parte das prioridades do próximo quinquénio. Leia mais…
Venâncio trabalha
em três distritos da Zambézia
O candidato presidencial Venâncio Mondlane, suportado pelo Partido Optimista pelo Desenvolvimento de Moçambique (PODEMOS), escala hoje os distritos de Namacurra, Maganja da Costa e Mocubela, na província da Zambézia, na caça ao voto e partilha do manifesto para o pleito eleitoral.
O foco da mensagem é convencer os eleitores que com Venâncio Mondlane e o PODEMOS podem tirar o país da dependência estrangeira na prossecução dos seus projectos, apostando na formação dos jovens em matéria que vão de acordo com as necessidades da nação. Naqueles distritos poderá orientar comícios populares e saudar os cidadãos.
Segundo o programa fornecido pelo PODEMOS, Venâncio vai pernoitar no distrito de Mocubela e amanhã, segunda-feira, vai pedir o voto nos distritos de Pebane e Mocuba, onde vai interagir com o eleitorado através de marcha e comício popular.
Entretanto, o PODEMOS mostra-se satisfeito com a recepção do seu manifesto, cujo lema é salvar Moçambique. Leia mais…
Campanha sem incidentes
O Comando Provincial da Polícia da República de Moçambique (PRM), na Zambézia, mostra-se satisfeito com a postura apresentada pelos membros das caravanas dos partidos políticos durante a campanha eleitoral que decorre desde dia 24 de Agosto.
Fazendo o balanço dos primeiros oito dias do processo, o porta-voz da PRM na Zambézia, Miguel Caetano, referiu que, segundo dados preliminares, não houve registo de incidentes na província. “Os partidos políticos estão a comportar-se muito bem, não houve provocações. Nós também estamos de forma permanente a acompanhar as caravanas”, contou. Leia mais…