Chama-se Effaclar Spotscan e pretende ser uma extensão de uma consulta com um dermatologista especialista. A nova app da La Roche-Posay recorre à Inteligência Artificial para fazer uma avaliação do nível de acne no rosto (lesão, caracterizada por cravos e espinhas no rosto e corpo).
A aplicação mantém um acompanhamento personalizado e permite fazer o seguimento após o diagnóstico, ajudando a evitar a limpeza excessiva da pele com agentes irritantes, a proliferação bacteriana e as células mortas.
O sistema foi desenhado também para ajudar a manter uma dose extra de motivação para manter a pele saudável por mais anos, explica o comunicado de imprensa citado pela Exame Informática.
Os utilizadores interessados devem descarregar a aplicação, captar três fotografias (frontal, perfil direito e perfil esquerdo) e carrega-las para o sistema. O serviço irá analisar as imagens ao mais ínfimo detalhe, localizar imperfeições, diferenciando-as entre si (borbulhas, pigmentação ou pontos negros) e calcular o nível de acne da pele. A partir de um determinado nível é mesmo recomendada a consulta com um especialista.
A aplicação conta com uma funcionalidade Antes/Depois que mostra os resultados esperados se for seguida a rotina sugerida. No desenvolvimento deste sistema, a La Roche-Posay contou com a colaboração de especialistas a analisar mais de seis mil fotos de homens e mulheres, de diferentes etnias, com tipos de peles e níveis gravidade de acne diversificados.
A app está disponível para Android 5.0 ou superior e iPhone 5S e sucessores.
Exame Informática