Início » COMANDANTE HILÁRIO TEMBE: A aviação venceu a engenharia

COMANDANTE HILÁRIO TEMBE: A aviação venceu a engenharia

Por Idnórcio Muchanga

Quando em meados da década de 1980 concluiu o nível médio, nunca lhe havia passado pela cabeça que um dia seria piloto de aviação. O seu sonho era ser engenheiro. Chama-se Hilário Devis Tembe e contabiliza hoje 16.347 horas e 45 minutos de voo.

A sua carreira fica, certamente, marcada pela operação de transporte do Papa Francisco. Foi Hilário Devis Tembe que comandou o Boeing 737-700 que ligou Maputo e Madagáscar, tendo a bordo o líder mundial da Igreja Católica. Do grupo que beneficiou de formação em Portugal, tornou-se no primeiro a especializar-se na pilotagem do Boeing 737, em 1988, portanto há 31 anos.

O que é ser piloto? “É uma profissão que exige muitos conhecimentos e, acima de tudo, elevado nível de concentração. Pilotar precisa de frieza e abstracção. Esquecer que tem em mãos a vida de 200 ou 300 pessoas…”

Hilário Devis Tembe nasceu em 1965 no bairro de Chamanculo, cidade de Maputo. O seu pai é natural da KaTembe e a mãe de Guava (Marracuene). Ainda criança foi viver com a tia na Aldeia 3 de Fevereiro, na província de Gaza. Leia mais…

Texto de Benjamim Wilson

benjamim.wilson@snoticicas.co.mz

Você pode também gostar de: