TEXTO DE CAROL BANZE
FOTOS DE CARLOS UQUEIO
Os laboratórios e oficinas de aulas práticas são incontornáveis – ou deviam ser – no ensino geral, especialmente nas disciplinas de Biologia, Química e Física, bem como na educação profissional, em diferentes qualificações.
No entanto, em algumas instituições visitadas pela nossa reportagem, o funcionamento daquelas infra-estruturas cruciais no “casamento” entre a teoria e a prática (através de experiências e pesquisas científicas) assemelha-se a batimentos fracos do coração.
Razões? Há-as de vária ordem. Algumas são citadas por gestores e professores que falaram ao domingo. Outras são notáveis nas imagens igualmente captadas por este semanário. Ressalve-se entretanto que, no meio da carência, em certas situações acompanhada de desmazelo, há exemplos que servem de luz e indicam caminhos para a cura de um problema que já dura alguns anos.
PRATELEIRAS VAZIAS E DEGRADAÇÃO DE ARTEFACTOS
A Escola Secundária Josina Machel, localizada na cidade de Maputo, tem 3 laboratórios montados para as aulas práticas, nomeadamente, de Física, Química e Biologia. Actualmente, encontram-se num estado de carência acentuada, que condiciona o seu funcionamento. Vários artefactos estão numa condição lastimável e reclamam troca ou restauração. Leia mais…