Início » PROVÍNCIA DE MAPUTO: Preocupante proliferação de machambas de soruma

PROVÍNCIA DE MAPUTO: Preocupante proliferação de machambas de soruma

Por Idnórcio Muchanga
  • Neste ano foram descobertos quatro campos de dois a cinco hectares

TEXTO DE ABIBO SELEMANE

ABIBO.SELEMANE@SNOTICICAS.CO.MZ

FOTOS DE JERÓNIMO MUIANGA

Nos primeiros meses do presente ano foram descobertos quatro campos de dois a cinco hectares repletos de “cannabis sativa”, vulgo soruma, nos distritos de Matutuíne e Namaacha, na província de Maputo.

O cenário começa a preocupar as autoridades locais e comunidades, uma vez que se observa um crescimento do número de adolescentes e jovens consumidores desta droga que, muitas vezes, induz à prática de crimes, para além de prejuízos enormes na saúde dos utentes.

À escala nacional, o Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) apreendeu, este ano, na província de Nampula, cerca de 77 quilogramas (kg) de soruma, contra 82 kg em 2022, para além da destruição de 54 plantas desta droga. Enquanto isso, na província de Sofala, este ano foram apreendidos 52 kg.

Num intervalo de duas semanas do mês passado, a Polícia da República de Moçambique (PRM) descobriu dois campos de cultivo de soruma no distrito da Namaacha, todas no posto administrativo de Changalane, sendo uma de mais de cinco hectares, e outra de dois. A última descoberta aconteceu na quarta-feira, onde algumas plantas estavam na fase de maturação, outras em colheita, outras ainda em germinação.

No local há sinais de uma colheita recente que, ao que domingo soube, decorreu no período nocturno, uma vez que os proprietários da machamba tomaram conhecimento de que as autoridades estavam ao corrente da existência desta parcela. Leia mais…

Você pode também gostar de: