Cerca de 5 milhões de crianças em idade pré-escolar em todo país não têm acesso à educação de infância, contrariando um dos princípios da Convenção sobre os Direitos das Crianças.
As consequências deste facto são notáveis quando ingressam, pela primeira vez, no processo de ensino e aprendizagem ao nível primário: “o comportamento e a capacidade de assimilação dos conteúdos de uma criança que frequentou uma instituição pré-escolar são completamente diferentes das de uma criança que não beneficiou (destes ‘inputs’)”, afirmaram alguns professores que interagiram com o domingo.
Os professores apontam que comportamentos como crises de choros; timidez na interacção com os professores e colegas, a motricidade fina (a forma como agarram no lápis e outros objectos) e, sobretudo, o tempo que levam para assimilar os conteúdos são alguns aspectos que atrapalham o desempenho do aluno.
Cândida Cabral, professora há 18 anos, estando actualmente a leccionar a 1.ª classe na Escola Primária Completa das Mahotas, partilhou com o domingo o seu dia-a- -dia com os alunos ao afirmar que “a forma como a criança pega no lápis é um dos primeiros sinais que se podem revelar, é o seu primeiro contacto com o ensino. Este e outros sinais é que vão ditar o grau de atenção que devo ter com o meu aluno”, apontou a professora. Entretanto, esta professora defendeu o retorno da pré-primária, como forma de introduzir estas crianças ao ensino. Leia mais…
TEXTO DE LUÍSA JORGE
luísa.jorge@snoticicas.co.mz
Fotos de Jerónimo Muianga e Jaime Machel