TEXTO DE HERCÍLIA MARRENGULE
- A reportagem do domingo conta a trajectória de pacientes que padecem deste tipo de enfermidades
Nasceu e cresceu sem deficiência. No entanto, aos oito anos de idade, sem causa aparente, surgiram-lhe borbulhas na pele. À medida que o tempo passava, multiplicavam-se e ganhavam volume. No entanto, ele não sentia dor, mas as borbulhas eram tão duras que seriam “capazes de ferir se batesse em alguém”.
Chama-se Hercílio Chaúque, tem 29 anos de idade. É natural de Nhamavila, uma localidade do distrito de Chongoene, na província de Gaza. Desde os oito anos de idade, convive com um mal cuja causa desconhece, tão pouco a cura. A única certeza é que a doença de que padece pode deslocar-se ou deformar os ossos, causando deficiência.
“Os tumores surgem debaixo da pele e estão independentes do osso, mas podem desviá-lo e até atrofiá-lo”, explicou o jovem.
Foi o que aconteceu no seu braço e perna direitos. Na tentativa de descobrir o que tinha, depois de frequentar hospitais da província de Gaza, em 2014 foi transferido para Maputo. Entretanto, “nem os médicos da capital souberam dizer o que tenho”. Leia mais…