O Primeiro – Ministro , Adriano Maleiane, afirmou que os 60 anos da união entre Tanganyika e Zanzibar, que deu lugar a Tanzania, é um marco importante para Moçambique, uma vez que a luta de libertação nacional teve bases sólidas naquele país.
Maleiane deslocou-se para Tanzania no âmbito da celebração dos 60 anos, em representação do Presidente da República, Filipe Nyusi.
Na mesma ocasião, instou o povo tanzaniano a continuar a lutar pelo desenvolvimento do seu país e apelou igualmente aos moçambicanos a olhar as boas acções em Tanzania e aprender com a sua experiência.
Destacou o crescimento alcançado por aquele país que acolheu os moçambicanos quando buscavam a independência. “Tanzania está bem, a crescer, por isso viemos aqui para felicitar. Aliás, fazemos parte da alegria deles e eles continuam connosco até neste momento também difícil em Cabo Delgado”, sublinhou o governante moçambicano.
À margem das comemoração Maleiane foi recebido em audiência pela Presidente tanzaniana, Samia Saluhu Hassan.
Manteve um encontro com a comunidade moçambicana radicada naquele país e visitou alguns postos de recenseamento eleitoral, para se inteirar do decurso deste processo que, particularmente neste país, foi prorrogado até ao dia 5 de Maio. (x)
283
Artigo anterior