A Cimeira Extraordinária da Troika dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), realizada na manhã de hoje em formato virtual aprovou, provisoriamente, a prorrogação, além de 15 de Julho de 2022, do mandato da Missão Militar da SADC que apoia o combate ao terrorismo em Moçambique.
A medida tem em vista viabilizar a continuidade das operações da SAMIM no país, enquanto se aguarda a apreciação de um relatório mais detalhado pela Cimeira Ordinária dos Chefes de Estado e de Governo da SADC, agendada para 17 e 18 de Agosto de 2022, na República Democrática do Congo.
Aliás, um comunicado da Presidência da República refere que a Cimeira Extraordinária da Troika recebeu um breve relatório do Presidente do Órgão de Cooperação nas Áreas de Política, Defesa e Segurança, Cyril Ramaphosa, sobre o grau de execução do mandato e as operações empreendidas.
Esta reunião, na qual Moçambique foi representado pelo Chefe do Estado moçambicano, Filipe Nyusi, congratulou os esforços da Missão Militar da SADC em Cabo Delgado.