O presidente do Tribunal Supremo, Adelino Muchanga, garantiu hoje que os tribunais a nível nacional estão devidamente preparados para intervir durante o processo eleitoral, caso seja necessário.
Muchanga sublinhou que os tribunais estão prontos para assegurar a continuidade do serviço, desde a votação, o apuramento dos resultados e nos momentos subsequentes.
Até ao momento, foram registados 42 processos nos tribunais de todo o país, relacionados com o processo eleitoral desde o recenseamento até à a véspera da eleição. No entanto, o presidente reconheceu que isso não significa que não tenham ocorrido outras irregularidades.
Adelino Muchanga também informou que, neste momento, os tribunais estão a operar em regime de turnos, o que garante que, a qualquer momento, qualquer cidadão ou entidade possa recorrer ao sistema judicial, caso identifique alguma irregularidade durante o processo eleitoral.
O presidente do Tribunal Supremo fez estes pronunciamentos após exercer o seu direito de voto na Escola Secundária da Polana, na cidade de Maputo.
99
Artigo anterior