Início » SITUAÇÃO GERAL DA NAÇÃO: Académicos antevêem informe pragmático

SITUAÇÃO GERAL DA NAÇÃO: Académicos antevêem informe pragmático

Por Jornal domingo

O Presidente da República, Filipe Nyusi, vai esta quarta-feira à Assembleia da República (AR) prestar o seu penúltimo informe sobre o Estado Geral da Nação, em cumprimento do plasmado na alínea b) do artigo 158 da Constituição da República. Importa lembrar que, no ano de 2021, Filipe Nyusi caracterizou a situação geral como de “auto-superação, reversão às tendências negativas e conquista de estabilidade económica”; Já em 2022 descreveu-a referindo que “é de estabilização e renovado optimismo face aos desafios internos e externos”.

domingo entrevistou dois académicos, designadamente Manuel Guilherme Júnior, reitor da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), e Patrício José, docente na Universidade Joaquim Chissano, que antevêem que, no ano de 2023, o Chefe do Estado irá fazer uma radiografia realística e pragmática sobre o pulsar do país.

Olhar a situação real do país

– Manuel Guilherme Júnior, reitor da UEM

O reitor da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) diz que o Chefe do Estado poderá, no seu informe, abordar a questão das VI Eleições Autárquicas, realizadas no dia 11 de Outubro passado, na perspectiva de chamar atenção para a necessidade de respeito às instituições e às leis.

E explica-se: “O Chefe do Estado é igualmente Presidente de um partido político e, em virtude disso, parte interessada no processo político. No entanto, quero acreditar que não vai fugir do tema, através de uma abordagem de respeito aos três poderes, nomeadamente Executivo, Legislativo e Judicial”. Leia mais…

Futuro promissor

– Patrício José, académico

O docente da Universidade Joaquim Chissano, Patrício José, admite que o Presidente da República tem sido muito inovador na avaliação final do Estado da Nação. De qualquer forma, este ano, o nosso entrevistado acredita que o Chefe do Estado poderá trazer, entre vários temas, os avanços registados nos sectores das infra-estruturas públicas, educação, saúde, entre outros.

A título ilustrativo, espera que Filipe Nyusi faça uma radiografia sobre os avanços registados na educação, “em que o ensino técnico- -profissional está a registar melhorias na formação dos jovens em matéria de saber fazer”. Patrício José espera ainda que se fale dos desafios existentes no âmbito da implementação da Tabela Salarial Única (TSU), sobretudo tendo em conta as negociações em curso com os profissionais da saúde e da educação. Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana