O partido Renamo está reunido desde sexta-feira, em todo o país, em conferências provinciais para a eleição de pré-candidatos à cabeça-de-lista para governadores provinciais, deputados da Assembleia da República e membros das assembleias provinciais.
Até ontem algumas províncias já tinham os cabeças-de-lista, designadamente, Angela Maria, Cabo Delgado; Manuel de Araújo, Zambézia; Luís Trinta, Nampula; Noé Marimbique, Sofala; Ricardo Tomás, Tete; Alfredo Magumisse, Manica; António Muchanga, Maputo-província e Daniel Machambe, Inhambane.
Na cidade de Maputo que goza do estatuto especial, apenas houve a eleição dos candidatos à deputados da Assembleia da República. O processo foi dirigido por Mustagibo Atimo Bachir, membro da Comissão Política que garantiu estarem reunidas as condições para a eleição de 13 candidatos efectivos e igual número de suplentes.
Em outras províncias o processo decorreu sem sobressaltos incluindo em Sofala onde há relatos de divergências entre o delegado nomeado por Ossufo Momade e o eleito pelas bases.
Sobre o assunto, José Manteigas, porta-voz do partido, afirmou que o assunto estava ultrapassado e que na província e na cidade da Beira só é reconhecido o único delegado distrital indicado por Ossufo Momade.
De referir que semana finda a Renamo submeteu ao Conselho Constitucional a candidatura de Ossufo Momade ao cargo de Presidente da República, suportada por 20 mil assinaturas. Leia mais…