Início » RECENSEAMENTO ELEITORAL: Faltam sete dias para o fim do processo

RECENSEAMENTO ELEITORAL: Faltam sete dias para o fim do processo

Por Idnórcio Muchanga

Texto de Maria de lurdes Cossa
malu.cossa@snoticicas.co.mz

Fotos de Urgel Matula

O recenseamento eleitoral está à porta do fim e, com isto, é cada vez mais crescente o número de cidadãos que procuram pelas brigadas para exercer o seu dever cívico. Muitos deles fazem parte da lista dos que deixam tudo para a última hora. Consequência: há longas filas, morosidade no atendimento além de avarias de “Mobil-Id”.

No total, a Comissão Nacional de Eleições (CNE) prevê recensear até o 45.º dia, a 3 de Junho, 9.921.625 em todas as 65 vilas e cidades autárquicas. Os últimos dados disponibilizados, recentemente, pelo Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) indicavam 6.285.157 potenciais eleitores já inscritos.

domingo fez uma ronda pelos diversos pontos de recenseamento na cidade e província de Maputo e traz algumas constatações do cenário que testemunhou.

A cidade de Maputo espera recensear 728.946 cidadãos tendo até a última quinta-feira, dia 25, inscrito 469.223 eleitores, o que corresponde a 64,37 por cento de execução. Trata-se de cidadãos dos distritos de KaMpfumu, Nlhamankulu, KaMaxakeni, KaMavota, KaMubukwana, KaTembe e kaNyaka.

Enquanto isto, a província de Maputo estava a 67,28 por cento de execução até sexta-feira, dia 26, o que corresponde a 863.412 eleitores de um total de 1.283.336 que prevê recensear até ao fim do processo, que deverá ocorrer no próximo sábado, dia 3 de Junho, nas autarquias da vila da Namaacha, Boane e Matola-Rio, cidade da Matola, vila de Marracuene e vila da Manhiça. Leia mais…

Você pode também gostar de: