Início » Processo decorreu sem sobressaltos em Niassa

Processo decorreu sem sobressaltos em Niassa

Por admin

Cerca de 133 mil dos 166.199 eleitores inicialmente previstos foram recenseados de 25 de Junho a 23 de Julho último nas cinco autarquias da província de Niassa, conforme informou ao nosso

 jornal o respectivo director provincial do Secretariado Técnico da Administração Eleitoral, Francisco Nhachungue. Este número representa 79,87 por cento da projecção inicial.

A nossa fonte considerou que o processo de recenseamento eleitoral decorreu sem sobressaltos tendo em conta que os números conseguidos em todas as autarquias aproximam-se às projecções, havendo municípios em que as percentagens foram superadas e/ou duplicadas. São os casos de Marrupa e Mandimba, que conseguiram recensear 200 e 106 por cento, respectivamente.

Referindo-se aos números parciais, Nhachungue deu a conhecer que a cidade de Lichinga recenseou 72.374 eleitores (77%), Cuamba 33.815 (69%), Metangula 7.311 (79%), Marrupa 9.587 (200%) e, finalmente, a nova autarquia de Mandimba 9.669 (106%).

Falando sobre a nova autarquia de Mandimba, aquele responsável explicou que, no começo, a sua instituição deparou-se com problemas relacionados com os limites, situação que mais tarde foi gradualmente ultrapassada com a intervenção das autoridades governamentais locais, para além do Ministério da Administração Estatal (MAE), que enviou um mapa contendo as marcas que estabelecem os limites da vila de Mandimba.

“Os limites oficiais foram rigorosamente cumpridos por todos os que estiveram envolvidos no processo de recenseamento eleitoral. Não tivemos casos de eleitores inscritos que estejam a residir fora da área de jurisdição daquela autarquia”, garantiu Nhachungue.   

 

André Jonas

andremuhomua@gmail.com

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana