O Presidente da República, Filipe Nyusi, procede amanhã, na cidade da Beira, província de Sofala, à abertura oficial da Conferência Internacional de Doadores para a Reconstrução pós-Ciclones Idai e Kenneth, que se realiza sob o lema “Por uma Reconstrução Rápida, Resiliente e Abrangente”.
A Conferência Internacional de Doadores tem como objectivo divulgar o resultado da avaliação das necessidades pós-ciclones Idai e Kenneth, bem como mobilizar recursos para o programa estratégico de recuperação e reconstrução para as províncias afectadas.
O evento pretende igualmente lançar a fase de reconstrução das zonas Centro e Norte do país após a devastação, fomentar o intercâmbio entre os programas de financiamento público e privado e promover uma melhor estratégia de gestão das doações.
O encontro junta, para além de membros do Governo moçambicano, doadores de todo o mundo, com particular destaque para as Agências das Nações Unidas, União Europeia, Banco Mundial e Banco Africano para o Desenvolvimento.