O Presidente da República, Filipe Nyusi, diz que o Governo continuará a prestar atenção ao combate às drogas, pois é investir num Moçambique são e harmonioso, hoje e no futuro.
Filipe Nyusi chama atenção para o facto de que a produção, o tráfico e consumo de drogas não conhecem fronteiras, sendo que nenhuma nação é isenta das suas consequências nefastas.
Em mensagem alusiva ao Dia Internacional de Luta contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Droga, que hoje se assinala, o Chefe do Estado moçambicano reforça que:
“As drogas são uma ameaça à nossa estabilidade e ao desenvolvimento harmonioso do país, pois, para além de destruir a saúde do consumidor, arruínam as famílias, o tecido social das gerações, causam perturbações na economia, para além de fomentar a violência e actividades criminosas”.
Com efeito, sublinha que o combate exige não apenas a intervenção e coordenação entre as autoridades competentes na aplicação da lei e no reforço da capacidade destas instituições, “como também e, em especial, o envolvimento de toda a sociedade, trabalhando em coordenação com as autoridades, em todas as fases da sua cadeia, desde a origem ao destino, sensibilizando a sociedade sobre os seus malefícios, reprimindo a sua produção, comercialização e uso”.
Destaque-se que, este ano, a data é celebrada sob o lema: “Investir na Prevenção ao Consumo de Drogas é Tarefa de Todos”