O Presidente da República, Filipe Nyusi, dirige amanhã, o acto de deposição de uma Coroa de Flores, na Praça dos Heróis da Cidade da Matola, que marca a cerimónia central alusiva ao 50º Aniversário da Assinatura dos Acordos de Lusaka e Dia da Vitória.
A seguir, o Chefe do Estado vai orientar, no campo de Matchedje, bairro de Infulene, província de Maputo, o acto de imposição de insígnias e títulos honoríficos a 1572 cidadãos nacionais distinguidos pelo Presidente da República.
O evento contará com a presença do Presidente do Governo Revolucionário de Zanzibar, Hussein Ali Mwinyi, que participa na qualidade de Convidado de Honra do Chefe do Estado moçambicano.
Os 1572 cidadãos serão distinguidos com as condecorações “Ordem Eduardo Chivambo Mondlane”, “Ordem Samora Moisés Machel”, “Medalha Veterano da Luta de Libertação de Moçambique”, e “Medalha de Mérito do Trabalho”.
De acordo com um Comunicado de Imprensa distribuído pela Presidência da República, a distinção surge em reconhecimento da participação activa destes cidadãos na Luta de Libertação da Pátria Moçambicana, nas frentes da luta armada ou clandestina, do combate diplomático e da informação e propaganda, da batalha pelo triunfo da independência, bem como do esforço abnegado tendente à valorizar as conquistas da independência nacional, da moçambicanidade e do desenvolvimento nacional.
Em Despacho Presidencial, o Chefe do Estado delegou poderes aos Secretários de Estado da Cidade de Maputo e de todas províncias do país para a Imposição de insígnias dos Títulos Honoríficos e Condecorações amanhã aos cidadãos nacionais e pessoas colectivas.