“As formações políticas concorrentes às VI eleições autárquicas de 11 de Outubro próximo devem pautar por uma postura de paz, abstendo-se de actos que alterem, a ordem e tranquilidade públicas, evitando a divulgação de mensagens intimidatórias que contrariem o exercício democrático”, exortou o Presidente da República, Filipe Nyusi hoje, na Praça dos Heróis, em Maputo, por ocasião das celebrações dos 31 anos do Acordo Geral da Paz (AGP), que pós fim à guerra dos 16 anos, entre o Governo e a Renamo.
O estadista moçambicano chamou atenção aos parceiros de cooperação, observadores nacionais e internacionais a observarem rigorosamente a lei eleitoral e as demais leis do ordenamento jurídico nacional.
“Façamos das VI eleições autárquicas a maior festa da nossa democracia. Por vezes, pensamos que estamos influenciar boas práticas de democracia, mas podemos estar a incitar à violência sem nos apercebermos”, afirmou o Presidente da República, que destacou tratar-se de um processo da materialização da descentralização em curso no país.
101
Artigo anterior