A Organização da Mulher Moçambicana (OMM) realiza hoje na Escola Central do Partido na Matola a V Sessão Extraordinária do Conselho Nacional para aprovação da agenda e do programa definitivo que vai nortear o IV Congresso desta agremiação a decorrer entre os dias 10 a 13 Fevereiro no mesmo recinto, sob o lema “ Mulher Moçambicana pela paz Unidade Nacional e Progresso”.
Falando semana finda em Maputo sobre os preparativos desta magana reunião, Xarzarda Orá, porta-voz do Gabinete Central de Preparação do Congresso explicou que este encontro foi antecedido de debates a nível provincial para o enriquecimento das propostas sobre os estatutos, plano de trabalho 2016-2020, no qual estão inscritos os desafios da organização.
Ainda de acordo com Xarzarda, os secretariados provinciais analisaram o regimento do Congresso de forma criteriosa, verificação de candidaturas para o Conselho Nacional, bem como as concorrentes ao cargo de secretaria-geral a ser eleita durante o evento.
No Congresso deverá ser proclamada, Isaura Nyusi como presidente da OMM em virtude de Maria da Luz Guebuza ter manifestado indisponibilidade para continuar a frente dos destinos da organização.
Em razão disso, de alguns meses a esta parte os assuntos da OMM nos planos internos e externos são geridos por Maria de Fátima Pelembe, que igualmente é vice ministra no Ministério dos Combatentes.
A porta-voz do Congresso não avançou nomes de candidatas à sucessão de Maria Pelembe, afirmando que só o Conselho Nacional que decorre hoje é que poderá pronunciar-se sobre a matéria.