O Presidente da República, Filipe Nyusi, recebeu felicitações do Presidente da Comissão da União Africana, Moussa Faki Mahamat pelo encerramento, a 15 de Junho de 2023 na Gorongosa, província de Sofala, da última base militar da Renamo, no âmbito do processo do Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR).
Na mensagem, Moussa Faki Mahamat encara o processo como um contributo para o silenciamento das armas em África.
“A desmobilização dos últimos ex-combatentes da Renamo é uma verdadeira demonstração da determinação do Governo de Moçambique e da Renamo para uma paz sustentável, reconciliação, reintegração e desenvolvimento sustentável”, lê-se na mensagem.
Saúda ainda o Chefe do Estado moçambicano pela sua liderança, devoção e empenho na construção da confiança e promoção da reconciliação e tolerância entre os moçambicanos e elogia, igualmente, o empenho do líder da Renamo, Ossufo Momade, por ter honrado todas as obrigações assumidas durante o processo de DDR.
O Presidente Comissão da União Africana, renova o compromisso da organização continental de apoiar os esforços moçambicanos, para promover a paz, segurança e estabilidade no país.
53
Artigo anterior